05 razões para você fazer um mestrado internacional

Por que você deve inserir um mestrado internacional na sua carreira profissional?

 

Estudar no exterior pode ser uma oportunidade fantástica de conhecer novas pessoas, ampliar seus horizontes, vivenciar uma nova cultura acadêmica e aprender mais sobre você mesmo. Mas fazer um mestrado no exterior exige um grande investimento financeiro e de um tempo (06 meses, um, dois ou quatro anos) da sua vida em outro país. Por isso, sabemos que é uma opção pouco acessível. Por outro lado, um mestrado no exterior pode ser exatamente o que você está procurando!

Para ajudá-lo a entender por que e a tomar a sua decisão, listamos abaixo cinco das várias razões principais pelas quais um curso de pós-graduação no exterior pode ser a escolha certa para você.

 

01. Ganhe uma perspectiva internacional

Estudar no exterior significa interagir com muitas pessoas diferentes e desenvolver uma mente aberta para novas ideias, tradições e culturas. Esse tipo de experiência de vida é inestimável para o seu desenvolvimento pessoal e para se candidatar para empregos internacionais, se a sai intenção for construir uma carreira no exterior.

 

Muitos empregadores procuram candidatos que possam demonstrar esta consciência cultural e internacional, por isso é um grande trunfo para ter no seu currículo.

 

Você também terá a chance de interagir com pessoas do mundo todo que compartilham dos mesmos interesses. Essa é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e obter inspiração com o conhecimento e os objetivos de outras pessoas.

 

Você pode até descobrir que estudar no exterior mudará suas percepções e valores, alterando, portanto, suas ideias sobre o que deseja alcançar pessoal, acadêmica e profissionalmente.

 

De modo geral, estudar no exterior o expõe a novas formas de vida que desenvolverão sua aceitação das pessoas e perspectivas, o que irá lhe beneficiar você e também a todos ao seu redor.

 

02. Experimente novos métodos de ensino

 

Cada país tem seu próprio currículo, qualidade de ensino e métodos acadêmicos. Isso significa que sua experiência atual de educação pode ser bem diferente da de outra pessoa. Estudar no exterior lhe dá a oportunidade de experimentar novos métodos de ensino, pesquisa e expectativas.

 

Na pós-graduação, geralmente se espera que os alunos trabalhem de forma mais independente do que em graduações, o que pode ser um choque no início, se você não estiver acostumado com isso. No entanto, cada universidade será diferente em suas exigências e abordagem para ensinar os alunos de mestrado.

 

Algumas aulas podem incentivar o debate entre os alunos, o pensamento crítico e a pesquisa independente. Você também pode precisar se ajustar à relação entre professor e aluno, porque em algumas universidades é comum uma interação muito maior entre os discentes e seus estudantes, graças às, em especial, turmas pequenas com discussões abertas regulares. Enquanto outras podem ter uma abordagem mais formal e distante.

Ajustar-se a um novo ambiente de aprendizado é uma experiência excelente para ampliar sua mente e sair de sua zona de conforto.

 

03. Ganhe experiência de trabalho em um novo país

Em alguns países, os graduados têm a oportunidade de permanecer no destino de estudos para encontrar trabalho. No Canadá, por exemplo, se você estudou um curso com duração de pelo menos oito meses, pode solicitar uma Autorização de Trabalho de Pós Graduação e permanecer no país por dois anos adicionais para conseguir um trabalho. Consequentemente, a experiência profissional no Canadá pode então ser usada ao se inscrever para residência permanente, se você decidir que deseja se estabelecer por lá.

 

Muitos alunos optam por fazer um mestrado com o objetivo de permanecer para trabalhar no exterior após a conclusão dos estudos, pois esse tipo de experiência é altamente valorizado pelos empregadores.

 

Você também pode preferir o novo estilo de vida, o salário médio, as perspectivas de emprego e a qualidade de vida de um determinado país como motivos para estudar nele. Claro, não sempre há garantia de que você terá permissão para trabalhar após o conquistar seu diploma, pois isso depende de outros fatores. Mas, desde que você atenda aos requisitos do país, terá uma boa chance.

 

Por isso, pesquise bastante entre suas opções antes d tomar sua decisão.

 

04. Melhore suas habilidades no idioma

 

Claro, depende de onde você escolhe estudar, mas muitas universidades oferecem cursos de inglês para estudantes internacionais. Portanto, estudar no exterior significa desenvolver suas habilidades no idioma que você escolher, tanto na forma escrita quanto falada.

 

Embora possa parecer assustador no início, estudar um mestrado no exterior vai obrigá-lo a se comunicar com outras pessoas em inglês (ou outro idioma estrangeiro). Essa é uma das melhores maneiras de aperfeiçoar a sua proficiência, pois você estará cercado por outras pessoas que também estão conversando no idioma.

 

Embora seja tentador se socializar com pessoas que falam a mesma língua que você, certifique-se de tentar se misturar com habitantes locais ou estrangeiros e falar inglês o máximo possível durante sua estadia no exterior.

 

Isso será extremamente importante quando for se candidatar a empregos ou a outros cursos em diferentes países.

05. Explore um novo país

Mudar-se para um novo país pode parecer um novo começo. Novas ruas, comidas, experiências e pessoas para conhecer. Essa é uma parte muito interessante de estudar no exterior, pois você pode passar o seu tempo fora das salas de aulas absorvendo uma nova cultura.

 

Por exemplo, se você optar por estudar nos Estados Unidos, poderá desfrutar de grandes porções de fast food; ou se o Reino Unido for seu destino preferido, visite os famosos pontos de referência e desfrute de uma xícara em um café.

 

Essas experiências são tão importantes quanto obter uma nota alta e devem ser levadas em consideração na sua decisão de fazer um mestrado no exterior.

 

Que tipo de experiência você está procurando? Você gostaria de estudar em um país com clima quente? Você quer morar em um lugar com muitos museus e galerias de arte? Se você tem interesse em visitar um determinado país, estudar um mestrado pode ser a oportunidade perfeita de conhecê-lo enquanto obtém uma qualificação e melhora suas perspectivas de emprego.

 

E agora?

 

Então, agora você pode estar se sentindo inspirado para se inscrever para um mestrado no exterior. Mas qual é o próximo passo?

Que tal falar agora com um de nossos consultores e saber quais opções e qual se enciaxa melhor com você?

Post´s Relacionados

Por que fazer um mestrado em Ciências Políticas?

A Ciência Política estuda as estruturas de poder e suas respectivas consequências no comportamento humano…

Alunos de Mestrado Internacional desembarcam em Portugal.

Durante os anos 2020/2021, trabalhamos para desenvolver maneiras novas e criativas de construir rede de…

Porque Israel se tornou uma Nação de Startups

Embora aparentemente paradoxal, a tecnologia prosperou em uma nação simbolizada pela religiosidade. Até Jerusalém está…